Há evidências robustas de que o estresse oxidativo é uma das causas da patogênese do glaucoma. O papel das vitaminas com potencial antioxidante no glaucoma é controverso devido aos resultados conflitantes dos estudos realizados até o momento. Contudo, pesquisadores espanhóis buscaram analisar o efeito combinado do consumo de três vitaminas (A, C e E) na incidência de glaucoma.
Para este estudo, 18.669 participantes foram incluídos e avaliados por quase 12 anos. A ingestão de vitaminas dietéticas e suplementos dos participantes foram avaliadas através de questionários.
Durante o período de estudo foram detectados 251 (1,3%) casos de glaucoma nos participantes e os pesquisadores observaram que os participantes que consumiram grandes quantidades das vitaminas antioxidantes A, C e E tiveram um risco ajustado 47% menor de desenvolver glaucoma em comparação com aqueles que consumiam pequenas quantidades. No entanto, o efeito protetor foi observado apenas quando todas as três vitaminas foram consumidas e principalmente em homens com idade ≥55 anos.
.
Biblografia consultada:
Montanés JV; et al. Índice de Vitaminas ACE e Risco de Glaucoma: O Projeto SUN. Nutrients, 2022.