Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Todos sabem da importância do uso de protetor solar durante a exposição intensa ao sol. Mas no verão tem gente que esquece essa regra de ouro e quer mesmo é curtir o sol, o mar, o rio e a piscina. O resultado não poderia ser outro: aquela queimadura na pele que mais parece um camarão.

Saiba que a farmácia de manipulação pode ajudar esses pacientes, elaborando uma fórmula exclusiva, rica em ingredientes importantíssimos para a reestruturação da pele lesionada. Confira conosco nossas sugestões de fórmulas e desenvolva um pós-sol incrível para sua farmácia.

Quando usar o pós-sol?

Mesmo que você não queime a pele, a luz ultravioleta pode romper a barreira da pele e causar inflamação. O dano causado ao DNA continua por horas após a exposição ao sol. Por isso, o ideal é usar um pós-sol sempre depois de expor sua pele ao sol, afim de ajudar a restaurar e reparar a barreira da pele, repondo a umidade perdida.

O produto deve ser aplicado logo após o banho quando a pele ainda está ligeiramente úmida. Após um banho frio seque a pele delicadamente, sem esfregar. Na sequência, aplique o pós-sol.

Qual forma farmacêutica?

A escolha da forma farmacêutica vem de encontro aos ingredientes escolhidos no seu pós sol. Se você optar pelo uso de algum tipo de óleo ou vitaminas oleosas por exemplo, pode-se optar por uma loção leve no intuito de emulsificar esses insumos lipossolúveis. Agora se você optar por insumos hidrossolúveis a escolha certeira é um gel ou spray.

Lembrem-se que não é indicado usar formas farmacêuticas muito consistentes, espessas e carregadas em emolientes pois acabam criando uma barreira na epiderme, retendo calor, exacerbando a inflamação e a sensação da queimadura. 

Quais os principais insumos usados para formular um pós sol?

– umectantes: Ingredientes hidratantes leves como aloe vera, pepino, glicerina, alfa bisabolol, ácido hialurônico, mel e alantoína atuam retendo a água na pele, evitando a perda de umidade, restaurando os níveis de hidratação e prevenindo a descamação.

Antiinflamatórios/calmantes:  Aloe vera, arnica, calamina, própolis, extrato de Centella Asiatica e extrato de camomila

Antioxidantes:  Para o reparo pós-sol da pele, procure antioxidantes como niacinamida, vitamina C, vitamina E, cafeína e extrato de algas

Ação refrescante: o principal insumo utilizado é o mentol e a cânfora

– Fragrância: quando utilizada optar por essências muito suaves e não irritantes a pele

Quais insumos evitar?

Em uma queimadura solar qualquer insumo que forme uma barreira e retenha calor na pele deve ser evitado. Evite assim o uso de insumos com alto teor de óleos oclusivos (como óleo mineral) e silicones (como dimeticona). Deve ser evitado também o uso de álcool que apesar de auxiliar no esfriamento da pele podem aumentar a secura e irritação.

.

LOÇÃO DE CALAMINA PÓS-SOL
InsumoQuantidade
Calamina10%
Alfa bisabolol1%
Mentol0,4%
Loção baseqsp

.

Gel Pós-sol
InsumoQuantidade
Extrato glicólico de aloe vera3%
Extrato glicólico de camomila2%
Alantoína1%
Mentol0,4%
Cânfora0,4%
Glicerina3%
Gel não iônicoqsp

.

* A fórmula gel pós sol pode ser adaptada para um spray pós sol, alterando a base de gel não iônica por água conservada

Related Posts

As pesquisas científicas deixaram bem documentado o papel da serotonina na patogênese da depressão, ...
Magistral Guide
27 de janeiro de 2021
O café é uma das bebidas mais populares do mundo. No Brasil é  segunda bebida mais consumida, ...
Magistral Guide
22 de janeiro de 2021
Já é de conhecimento que durante a gravidez é importante manter bons níveis endógenos de vitamina D ...
Magistral Guide
21 de janeiro de 2021