Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

É bem conhecido que o alto consumo de sal (sódio) está associado à pressão arterial elevada e a um risco aumentado de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral. Os profissionais de saúde aconselham os pacientes a reduzir a ingestão de sal, mas isso é difícil de alcançar com dietas que incluem alimentos processados.

O potássio ajuda o corpo a excretar mais sódio na urina. Em um estudo publicado no European Heart Journal, os pesquisadores concluíram que dietas ricas em potássio estavam associadas à pressão arterial mais baixa, principalmente em mulheres com alta ingestão de sal.

O estudo incluiu 24.963 participantes (11.267 homens e 13.696 mulheres) com idade média de 59 anos para homens e 58 anos para mulheres. Os participantes preencheram um questionário sobre hábitos de vida, a pressão arterial foi medida e uma amostra de urina foi coletada. O sódio e o potássio urinários foram usados ​​para estimar a ingestão alimentar. Os participantes foram divididos em tercis de acordo com a ingestão de sódio (baixa/média/alta) e ingestão de potássio (baixa/média/alta).

Os pesquisadores analisaram a associação entre a ingestão de potássio e a pressão arterial após o ajuste para idade, sexo e ingestão de sódio. O consumo de potássio (em gramas por dia) foi associado à pressão arterial em mulheres – à medida que a ingestão aumentava, a pressão arterial diminuía. Quando a associação foi analisada de acordo com a ingestão de sódio (baixa/média/alta), a relação entre potássio e pressão arterial só foi observada em mulheres com alta ingestão de sódio, onde a cada 1 grama de aumento diário de potássio foi associado a uma redução da pressão arterial sistólica de 2,4 mmHg. Nos homens, não houve associação entre potássio e pressão arterial.

Durante um acompanhamento médio de 19,5 anos, 13.596 (55%) participantes foram hospitalizados ou morreram devido a doenças cardiovasculares. Os pesquisadores analisaram a associação entre a ingestão de potássio e eventos cardiovasculares após o ajuste para idade, sexo, índice de massa corporal, ingestão de sódio, uso de medicamentos hipolipemiantes, tabagismo, ingestão de álcool, diabetes e ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral prévio. Na coorte geral, as pessoas no tercil mais alto de ingestão de potássio tiveram um risco 13% menor de eventos cardiovasculares em comparação com aquelas no tercil mais baixo. Quando homens e mulheres foram analisados ​​separadamente, as reduções de risco correspondentes foram de 7% e 11%, respectivamente. A quantidade de sal na dieta não influenciou a relação entre potássio e eventos cardiovasculares em homens ou mulheres.

Os resultados sugerem que o potássio ajuda a preservar a saúde do coração, mas que as mulheres se beneficiam mais do que os homens. A relação entre potássio e eventos cardiovasculares foi a mesma, independentemente da ingestão de sal, sugerindo que o potássio, além de aumentar a excreção de sódio, tem outras formas de proteger o coração.

.

Bibliografia consultada:

Rosa DW; et al. Sex-specific associations between potassium intake, blood pressure, and cardiovascular outcomes: the EPIC-Norfolk study. European Heart Journal, 2022

Related Posts

Mais de 90% das mulheres que estão tentando engravidar podem ter níveis marginais ou baixos de ...
Magistral Guide
26 de março de 2024
A Síndrome Metabólica é um distúrbio metabólico comum causado pela crescente prevalência da ...
Magistral Guide
25 de março de 2024
. Os óleos essenciais são produtos considerados naturais. Em sua composição os óleos essenciais ...
Magistral Guide
20 de março de 2024