Description

A Vitamina C é o antioxidante aquoso mais eficaz no plasma sanguíneo, protegendo o corpo contra doenças e processos degenerativos causados ​​pelo estresse oxidativo. A ingestão de vitamina C está associada a melhorias na hipertensão, disfunção endotelial e inflamação crônica, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Em um estudo randomizado, duplo-cego e cruzado publicado em fevereiro de 2021 no Chinese Journal of Physiology revelou uma associação na ingestão de vitamina C com a redução da pressão arterial antes e após o exercício entre homens e mulheres com diabetes tipo 2. 

Durante o exercício, o estresse mecânico na parede arterial é aumentado, levando a um aumento da liberação de vasodilatadores pelo endotélio (por exemplo, óxido nítrico, bradicinina, etc.). Essa resposta pode atenuar a pressão arterial (PA) após exercício agudo em intensidade baixa, moderada e alta em indivíduos normotensos. No entanto, a magnitude desse efeito parece diminuir em pacientes com diabetes tipo 2 por causa da disfunção endotelial.

O estudo incluiu 24 diabéticos tipo 2 com doença mal controlada que receberam 1 g de vitamina C ou um placebo diariamente por seis semanas. Para inclusão no estudo, os participantes deveriam ter pressão arterial ≤140 / 90 mmHg, mantida, se necessário, com tratamento anti-hipertensivo.

Sessões de exercícios de baixa intensidade de 20 minutos foram realizadas no dia anterior e no último dia de cada período de tratamento. A pressão arterial foi medida antes, imediatamente após e 60 minutos depois das sessões de exercícios. Amostras de sangue coletadas antes e após o exercício foram analisadas quanto aos níveis plasmáticos de vitamina C, marcadores de peroxidação lipídica e concentração de óxido nítrico.

Em comparação com a pré-ingestão, os participantes que receberam vitamina C experimentaram uma redução média de 12,8 mmHg na PA sistólica e uma redução de 8,9 mmHg na PA diastólica quando em repouso antes do exercício. Imediatamente após o exercício, a PA sistólica e diastólica foram menores em 11,4 mmHg e 6,8 mmHg, e uma hora após o exercício, as PA sistólica e diastólica foram menores em 12,5 mmHg e 8,9 mmHg no grupo da vitamina C em comparação aos valores basais. Nenhuma diferença significativa entre as medições pré e pós-tratamento ocorreu no grupo de placebo. Quando comparados ao placebo, os participantes que receberam vitamina C também apresentaram menor PA sistólica e diastólica antes e após as sessões de exercícios pós-suplementação.

Pós-ingestão, os níveis plasmáticos de vitamina C e óxido nítrico foram maiores, e os marcadores de peroxidação lipídica foram menores entre os pacientes com vitamina C antes e imediatamente após o exercício em comparação com a linha de base, enquanto o grupo placebo não experimentou alterações significativas. E quando comparados ao placebo, a vitamina C e o óxido nítrico foram maiores e os marcadores de peroxidação lipídica foram menores antes e depois da sessão de exercícios entre os participantes que receberam a vitamina.

Em sua discussão das descobertas, os autores observaram que a capacidade da vitamina C de diminuir o estresse oxidativo ajuda a evitar que o óxido nítrico seja degradado pelos radicais livres, o que resulta em níveis mais elevados de óxido nítrico que beneficiam a função endotelial e a PA. Os autores destacam que o estudo é o primeiro a relatar o efeito da vitamina C em comparação com um placebo na PA antes e dentro de uma hora após o exercício. 

.

Bibliografia consultada:

Boonthongkaew C; et al. Vitamin C supplementation improves blood pressure and oxidative stress after acute exercise in patients with poorly controlled type 2 diabetes mellitus: A randomized, placebo-controlled, cross-over study. Chinese Journal of Physiology, 2021.

Related Posts

As células nervosas liberam acetilcolina para transmitir impulsos a outros nervos no cérebro e por ...
Magistral Guide
17 de junho de 2021
Uma meta-análise publicada em 2020 na Lipids in Health and Disease incluiu seis estudos que ...
Magistral Guide
15 de junho de 2021
Assegurar a qualidade da água que está sendo utilizada na Farmácia de Manipulação, atendendo a todos ...
Magistral Guide
14 de junho de 2021