Description

A vitamina D sérica baixa tem sido associada a um risco aumentado de distúrbios neuropsiquiátricos cerebrais. Os adultos mais velhos são uma das populações mais suscetíveis à depressão, especialmente aqueles que vivem em países de baixa e média renda. Além disso, eles também são considerados um grupo de risco para deficiência de vitamina D.

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) investigaram a associação entre as concentrações séricas de 25-hidroxicolecalciferol e sintomas depressivos em adultos com 60 anos ou mais do sul do Brasil. A análise transversal foi realizada usando dados coletados durante os anos 2013-2014. As concentrações séricas de 25-hidroxicolecalciferol foram analisadas e classificadas de acordo com os valores estipulados pela Sociedade Endócrina, sendo suficiente (≥30 ng / mL), insuficiência (21-29 ng / mL) e deficiência (≤20 ng / mL). Os sintomas depressivos foram avaliados por meio da Escala de Depressão Geriátrica (GDS de 15 itens). A regressão logística foi realizada para avaliar os sintomas depressivos em cada categoria de vitamina D. A análise foi ajustada para sexo, idade, cor da pele, renda familiar, atividades físicas de lazer, frequência a grupos sociais ou religiosos, morbidades, déficit cognitivo e dependência em atividades da vida diária. 

Um total de 557 participantes com dados completos de exposição e desfecho foram incluídos na análise. A maioria dos participantes da amostra era do sexo feminino (63,1%), com faixa etária de 60-69 anos (42,2%), cor da pele branca (85,1%) e amostras de níveis séricos de vitamina D foram coletadas no outono (50,7%). Sintomas depressivos estavam presentes em 15,8% dos participantes, e a prevalência foi maior em indivíduos classificados como deficientes em vitamina D e insuficientes. A análise bruta mostrou que os participantes com deficiência de vitamina D tinham 3,08 vezes maior chance de apresentar sintomas depressivos em comparação com a suficiência de vitamina D.

A pesquisa concluiu que a deficiência de 25-hidroxicolecalciferol sérico foi positivamente associada a sintomas depressivos em idosos do sul do Brasil.

.

Bibliografia consultada:

Ceolin G; et al. Lower serum 25-hydroxycholecalciferol is associated with depressive symptoms in older adults in Southern Brazil. Nutrition Journal, 2020

Related Posts

As células nervosas liberam acetilcolina para transmitir impulsos a outros nervos no cérebro e por ...
Magistral Guide
17 de junho de 2021
Uma meta-análise publicada em 2020 na Lipids in Health and Disease incluiu seis estudos que ...
Magistral Guide
15 de junho de 2021
Assegurar a qualidade da água que está sendo utilizada na Farmácia de Manipulação, atendendo a todos ...
Magistral Guide
14 de junho de 2021