Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Em novembro de 2020, a revista BMC Complementary Medicine and Therapies publicou uma interessante meta-análise realizada por pesquisadores da Universidade de Mashhad, no Irã. No estudo eles buscaram por evidências que o Crocus sativus (Açafrão verdadeiro) realmente tenha propriedades contra demência. O fitoterápico, da família Iridaceae,  tem seu uso popular conhecido no tratamento de diversas doenças como depressão, câncer, demência e distúrbios cardiovasculares.

Ao total foram inclusos 4 ensaios clínicos randomizados nesta meta-análise, revelando que o Crocus sativus melhora significativamente a função cognitiva medida pela Escala de Avaliação da Doença de Alzheimer – subescala cognitiva (ADAS-cog) e Escala de Avaliação Clínica de Demência – Soma de Caixas (CDR-SB), em comparação com grupos de placebo. 

Em conclusão, os autores destacam que o Crocus sativus pode ter o potencial de melhorar a função cognitiva e as atividades da vida diária em pacientes com doença de Alzheimer e comprometimento cognitivo leve. No entanto, devido aos estudos limitados de alta qualidade, ainda há necessidade de mais ensaios clínicos em amostras maiores para confirmar sua eficácia e segurança.

.

.

Bibliografia consultada:

Ayati Z, et al. Saffron for mild cognitive impairment and dementia: a systematic review and meta-analysis of randomised clinical trials. BMC Complementary Medicine and Therapies, 2020

Related Posts

As pesquisas científicas deixaram bem documentado o papel da serotonina na patogênese da depressão, ...
Magistral Guide
27 de janeiro de 2021
O café é uma das bebidas mais populares do mundo. No Brasil é  segunda bebida mais consumida, ...
Magistral Guide
22 de janeiro de 2021
Já é de conhecimento que durante a gravidez é importante manter bons níveis endógenos de vitamina D ...
Magistral Guide
21 de janeiro de 2021