Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Já é de conhecimento que durante a gravidez é importante manter bons níveis endógenos de vitamina D pela gestante, já que essa vitamina está envolvida em diversos processos fisiológicos incluindo até mesmo o desenvolvimento do cérebro do feto. A partir dessa informação, pesquisadores espanhóis avaliaram os níveis de vitamina D durante a gravidez e o neurodesenvolvimento infantil (cognitivo, linguagem e habilidades motoras) dos recém nascidos.

Para o ensaio os cientistas recrutaram mulheres (idade média de 30,6 anos) com menos de 12 semana de gravidez, 422 pares mãe/bebê foram acompanhados até uma consulta pós-parto. Os níveis de vitamina D foram avaliados no primeiro e terceiro trimestres da gravidez, e as variáveis ​​sociodemográficas, nutricionais e psicológicas foram coletadas. Aos 40 dias após o parto, as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil-III foram administradas aos bebês e vários dados obstétricos foram registrados. 

Independentemente de vários fatores de confusão, níveis deficientes de vitamina D no primeiro trimestre da gravidez (< 30 nmol / L) previu um pior desempenho nas habilidades cognitivas e de linguagem. O desempenho da linguagem piorou com níveis mais baixos de vitamina D (<20 nmol / L). No terceiro trimestre, esse nível altamente deficiente também foi associado a habilidades motoras mais baixas. 

Os autores concluíram que a deficiência de vitamina D foi, portanto, associada a piores resultados de desenvolvimento neurológico. Será necessário mais estudo afim de determinar as recomendações específicas ideais de suplemento de vitamina D para as gestantes.

.

Bibliografia consultada:

Voltas N, et al. Effect of Vitamin D Status during Pregnancy on Infant Neurodevelopment: The ECLIPSES Study. Nutrients, 2020

Related Posts

Até hoje as fases da lua ainda fascinam e trazem um grande mistério. Mas será mesmo que elas podem ...
Magistral Guide
3 de março de 2021
Aromas ou Flavorizantes são matérias primas auxiliares (coajuvantes) que dão sabor e cheiro. São ...
Magistral Guide
1 de março de 2021
Uma meta-análise publicada em 30 de novembro de 2020 na revista Molecules concluiu que a ...
Magistral Guide
23 de fevereiro de 2021