Peeling de ácido mandélico 45% mostra-se tão eficaz quanto o peeling de ácido salicílico 30% no tratamento de acne vulgar leve a moderada

Peeling de ácido mandélico 45% mostra-se tão eficaz quanto o peeling de ácido salicílico 30% no tratamento de acne vulgar leve a moderada

O peeling químico é um método relativamente barato e seguro para o tratamento de doenças de pele como por exemplo a acne. Vários peelings químicos são usados para o tratamento da acne como ácido glicólico, ácido salicílico, ácido tricloroacético e ácido mandélico. Entre esses, o uso de ácido salicílico é o mais comumente usado.

O ácido mandélico é um insumo usado no peeling durante o tratamento de acne vulgar, devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Pesquisadores da Pandit Bhagwat Dayal Sharma University of Health Sciences, na Índia, buscaram avaliar a eficácia e o perfil de segurança do peeling de ácido mandélico e compará-lo com um peeling mais antigo, o de ácido salicílico no tratamento de acne vulgar.

Para o estudo, um total de 50 pacientes com acne leve a moderada foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 1) recebeu peeling de ácido salicílico a 30%; 2) recebeu peeling de ácido mandélico a 45%. O tratamento foi realizado em 6 sessões em  intervalo de 2 semanas. A duração total do estudo foi de 12 semanas. 

Escores de acne de Michaelsson (MAS) e fotografias clínicas foram usados ​​para avaliar objetivamente a eficácia da terapia. Efeitos adversos de ambos os agentes também foram observados em cada visita.

Ambos os agentes mostraram eficácia quase igual na melhora da acne leve a moderada. O ácido salicílico apresentou melhores resultados no tratamento de lesões não inflamatórias, enquanto o ácido mandélico teve vantagem no tratamento de lesões inflamatórias. No geral, não houve diferença significativa entre os dois peelings na melhora e diminuição do percentual na acne. No entanto, os efeitos adversos foram menores com o uso do peeling de ácido mandélico.

.

Bibliografia consultada:

Dayal S; Kalra KD; Sahu P. Comparative study of efficacy and safety of 45% mandelic acid versus 30% salicylic acid peels in mild-to-moderate acne vulgaris. Journal of Cosmetic Dermatology, 2019.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn