Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A epicatequina é um flavonóide com efeito antioxidante, presente principalmente no chá verde e no chocolate. Recentemente, trabalhos científicos tem mostrado o potencial da epicatequina em inibir a miostatina (fator de crescimento que limita o crescimento do tecido muscular) e aumentar a folistatina, tendo como consequência uma melhora no crescimento muscular.

Em junho de 2019, o Journal of aging and physical activity publicou um estudo realizado com 62 homens idosos com sarcopenia, com intuito de avaliar os efeitos da suplementação de epicatequina (1mg/kg/dia) na força muscular e níveis plasmáticos de folistatina e miostatina. Os participantes foram divididos em 4 grupos e avaliados antes e após 8 semanas de intervenção:


grupo 1) treino de resistência (RT);

grupo 2) suplementação com epicatequina (EP);

grupo 3) treino de resistência + suplementação com epicatequina (RT+EP);

grupo 4) placebo (PL).

Apesar dos níveis de miostatina diminuir tanto no grupo RT quanto RT + EP, os resultados foram melhores para o grupo RT + EP. A folistatina apresentou melhores resultados também nos indivíduos do grupo RT + EP, sugerindo que a intervenção de treino de resistência somado a suplementação de epicatequina tem melhor impacto na melhora dos fatores de crescimento muscular e na prevenção da progressão de sarcopenia.

Bibliografia consultada:

Mafi F., et al. Epicatechin Supplementation and Resistance Training-Induced Improvement of Muscle Strength and Circulatory Levels of Plasma Follistatin and Myostatin in Sarcopenic Older Adults. Journal of Aging and Physical Activity, 2019.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024