Description

Em muitas farmácias de manipulação é possível encontrar uma fórmula denominada Pill Food, que promete melhorar os aspectos de cabelos e unhas. A composição é bastante variada, contendo insumos cuja literatura mostra benefícios no crescimento de cabelos e unhas. Mas da onde surgiu essa fórmula?

Na verdade, o PilFood® (com apenas um L) é uma marca comercial do Laboratório Serra Palmies na Espanha. Foi em 1982 que o laboratório iniciou a produção do produto, tornando-se referência no mercado espanhol e demais países. O PilFood® que tem como objetivo fortalecer cabelos e unhas já ganhou até prêmio de melhor produto e hoje possui uma linha completa de tratamento com xampu, condicionador, gomas e diversas composições de cápsulas.

O sucesso do PilFood® no exterior foi tanto que fez com que as farmácias de manipulação adaptassem a fórmula já que no Brasil, na época, não era possível comprá-lo. Inicialmente o composto tinha 6 ingredientes (vitamina E, riboflavina, vitamina B6, biotina, ácido pantotenico, DL-metionina e L-cistina). Hoje os compostos possuem até 13 ingredientes (L-cistina, Extrato seco de Panicum Miliaceum – painço, L-metionina, ferro, zinco, vitamina E, vitamina B5, vitamina B6, manganês, ácido gama linolênico, vitamina B2, cobre, biotina), dependendo do produto final comercializado. Todos os ingredientes são utilizados de forma estratégica e harmônica para promover o crescimento dos fios capilares e unha.

Segundo o Laboratório Serra Palmies, os componentes da formulação atuam da seguinte forma:

  • Zinco e Biotina: contribuem para a manutenção do cabelo em condições normais
  • Extrato seco de painço: estimula a formação de queratina, melhorando a qualidade do cabelo
  • Vitaminas B2, B5, B6, E e H: retardam a queda e a deterioração do cabelo
  • Metionina e Cistina: estimulam a produção de cabelo
  • Ferro, Cobre, Manganês e Zinco: estimulam o crescimento e a recuperação do tecido capilar
  • Ácido gama-linolênico: fornece força e brilho aos cabelos

.

Como adaptar a fórmula para manipulação?

O PilFood® original possui diversas composições e concentrações dos insumos. O que vemos nas farmácias de manipulação é uma adaptação do produto utilizando os principais insumos do PilFood®. A seguir segue uma sugestão inicial de Pill Food manipulado:

InsumoConcentração
DL- metionina200 mg
Biotina200 mcg
L-cistina25 mg
L-cisteína80 mg
Pantotenato de cálcio25 mg
Vitamina B610 mg
Vitamina B21 mg
Vitamina E3 mg

.

Lembrando que essa fórmula manipulada pode ser readaptada para sua farmácia melhorando ainda mais a composição. Por exemplo, para chegar mais próximo a composição do PilFood® Complex podemos aumentar a proporção de cisteína + cistina em até 1000 mg (soma dos dois insumos), aumentar a concentração de vitamina E para 14 mg, acrescentar ferro 20 mg, zinco 16 mg, manganês 4 mg e cobre 1,6 mg. É possível também adicionar outros insumos que beneficiam cabelos e unhas como colágeno, silício e MSM ou pedir para o paciente associar a cápsula de Pill Food manipulado com 1 dose de óleo de borragem que é rico em ácido gama linolênico.

Related Posts

As células nervosas liberam acetilcolina para transmitir impulsos a outros nervos no cérebro e por ...
Magistral Guide
17 de junho de 2021
Uma meta-análise publicada em 2020 na Lipids in Health and Disease incluiu seis estudos que ...
Magistral Guide
15 de junho de 2021
Assegurar a qualidade da água que está sendo utilizada na Farmácia de Manipulação, atendendo a todos ...
Magistral Guide
14 de junho de 2021