Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído particular interesse pelo seu papel fundamental no bem-estar neurológico. Um crescente corpo de pesquisas experimentais sugere que o selênio é importante para o cérebro, pois a taxa de renovação dos neurotransmissores é alterada na deficiência de selênio. De acordo com isto, foi estabelecido o efeito benéfico da suplementação de selênio em algumas doenças neurodegenerativas, como crise epiléptica e distúrbio cognitivo. Apesar da natureza complexa da enxaqueca, algumas evidências sugerem que o estresse oxidativo está envolvido. Estudos anteriores demonstraram que alguns antioxidantes, incluindo magnésio, zinco, coenzima Q10 e vitamina C, têm efeitos benéficos no estresse oxidativo e nos sintomas da enxaqueca.

Dessa forma, um recente ensaio clínico duplo-cego randomizado teve como objetivo examinar os efeitos da suplementação de selênio no estresse oxidativo, nos sintomas clínicos e fisiológicos e na qualidade de vida em pacientes com enxaqueca. Para isso, 72 pacientes com enxaqueca foram randomizados para receber 200 μg/dia de selênio ou placebo por 12 semanas. Características clínicas da enxaqueca (gravidade, frequência e duração das dores de cabeça), índices de saúde mental (depressão, ansiedade e sofrimento), qualidade de vida, biomarcadores de estresse oxidativo (óxido nítrico [NO], malondialdeído [ MDA], capacidade antioxidante total [TAC], estado oxidante total [TOS]) e índices antropométricos foram avaliados no início e no final do estudo.

A suplementação de selênio resultou em uma redução significativa nos níveis de NO e um aumento significativo no TAC em comparação com o grupo placebo. Além disso, a suplementação de selênio teve um efeito protetor significativo contra os níveis de MDA em comparação ao placebo, sendo associada a menor frequência de dor de cabeça e gravidade.

Dessa forma, os autores concluem destacando que o suplemento de selênio pode ser considerado uma terapia complementar em pacientes com enxaqueca devido aos seus efeitos benéficos no estresse oxidativo e nos sintomas da enxaqueca.

.

Bibliografia consultada:

Balali A; et al. The effect of selenium supplementation on oxidative stress, clinical and physiological symptoms in patients with migraine: a double-blinded randomized clinical trial. Front. Nutr., 2024.

Related Posts

Estima-se que cerca de 73,8% dos atletas ingerem cafeína antes ou durante a competição (com uma ...
Magistral Guide
18 de junho de 2024
Uma meta-análise publicada na revista Molecules concluiu que a suplementação de resveratrol ajuda a ...
Magistral Guide
12 de junho de 2024
Skin picking, também chamado de transtorno da escoriação, nada mais é do que aquele comportamento ...
Magistral Guide
10 de junho de 2024