Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Essa pergunta é clássica! E tem ainda mais relevância quando o paciente febril é uma criança menor de 2 anos, não é verdade? O bebê arde em febre, ainda não fala, não expressa o que sente nem onde dói, e uma das primeiras condutas é reduzir a febre para na sequencia buscar a causa. Um aumento brusco da temperatura pode levar a episódio convulsivo em algumas crianças e a escolha assertiva do antitérmico é fundamental. Em busca de respostas, pesquisadores da Universidade de Auckland, em Nova Zelândia realizaram uma meta-análise para esclarecer essa dúvida tão comum entre os profissionais de saúde e avaliar sua segurança de uso.

Para averiguar de forma aprofundada as possíveis diferenças entre os dois medicamentos com relação à segurança e eficácia, os pesquisadores do estudo vasculharam a literatura médica em busca de publicações em qualquer instituição de saúde ou país que comparasse o uso de curto prazo de paracetamol com ibuprofeno para febre ou dor em crianças menores de 2 anos. Foram examinados 3.933 estudos em potencial, e selecionado ao final 19, que incluía um total de 241.138 participantes de 7 diferentes países (França, Irã, Israel, Holanda, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos).

O trabalho publicado final de outubro/2020 na JAMA Network Open concluiu que comparado ao paracetamol, o Ibuprofeno reduziu a temperatura e a dor em menor tempo. Segundo um dos autores do estudo, Dr. Stuart Dalzier “foi encontrado evidências de que o ibuprofeno é melhor do que o paracetamol no que diz respeito ao controle da temperatura dentro de quatro horas após a primeira dose”.

Ibuprofeno e paracetamol são os medicamentos de venda livre mais utilizados por crianças no mundo inteiro, com isso seus possíveis efeitos adversos são preocupantes para esse público. Segundo Dr. Dalzier não foi encontrado evidências estatísticas de efeitos colaterais renais ou gastrointestinais graves em mais de 42.000 crianças contribuindo com dados de segurança. Ambos os medicamentos são seguros quando administrados na dose prescrita e os eventos adversos de qualquer um dos medicamentos foram extremamente incomuns.

.

Bibliografia consultada:

Tan E, et al. Comparison of Acetaminophen (Paracetamol) With Ibuprofen for Treatment of Fever or Pain in Children Younger Than 2 YearsA Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Network Open, 2020.

Disponível em Medscape. Traduzido e adaptado por Magistral Guide

Related Posts

Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato ...
Magistral Guide
26 de novembro de 2020
A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal que afeta de 15% a 50% das mulheres em idade ...
Magistral Guide
25 de novembro de 2020
Sim, você não leu errado. A ocitocina, o hormônio conhecido como “hormônio do amor” que regula o ...
Magistral Guide
20 de novembro de 2020