O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer diagnosticado entre as mulheres em todo o mundo. Possui potencial metastático, resistência a vários medicamentos e alta mortalidade. A via de sinalização NF-kappa B foi revelada como anormalmente ativada em células de câncer de mama e intimamente associada a metástases e prognóstico ruim.
No estudo publicado na Oncology reports, o ácido clorogênico (CGA) presente principalmente no extrato de café verde, mostrou-se como um potente inibidor de NF-kappa B, exercendo atividade antitumoral no câncer de mama. Ensaios com MTT e formação de colônias foram conduzidos e foi revelado que o CGA inibiu a viabilidade e a proliferação em células de câncer de mama. Além disso, o CGA induziu apoptose de forma significativa e suprimiu a migração e invasão nas células do câncer de mama. Notavelmente, a análise de imunofluorescência confirmou que o CGA poderia suprimir de forma eficiente a transcrição nuclear de NF-kappa B. Além disso, os resultados demonstraram que o CGA prejudicou marcadamente as vias de sinalização de NF-kappa B e EMT (transição epitelial-mesenquimal).
O efeito antitumoral de CGA foi avaliado em um modelo de camundongo com tumor subcutâneo de células 4T1, e os resultados revelaram que o CGA retardou marcadamente o crescimento do tumor e prolongou a taxa de sobrevivência de camundongos com tumor. O CGA inibiu a metástase pulmonar de células 4T1, aumentando a proporção de células T CD4 (+) e CD8 (+) em baços de camundongos, o que indicou uma melhora da imunidade antitumoral.
Em conclusão, o estudo demonstrou que o CGA melhorou a imunidade antitumoral, exercendo efeitos antitumorais e antimetastáticos ao prejudicar a via de sinalização NF-kappa B / EMT, sugerindo que o CGA possa servir como um candidato potencial para terapia de câncer de mama.
.
Bibliografia consultada:
Zeng A, et al. Chlorogenic acid induces apoptosis, inhibits metastasis and improves antitumor immunity in breast cancer via the NF‑κB signaling pathway. Oncology reports, 2021