Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades antidiabéticas e normalizam os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a glicose plasmática e aumentando a secreção de insulina. Quando administrados na cavidade bucal, suprimem seletiva e temporariamente as respostas gustativas a compostos doces sem afetar a percepção de outros elementos gustativos (salgado, azedo, amargo e umami). O efeito de supressão do sabor doce dos ácidos gimnémicos é transitório, durando geralmente 30 a 60 minutos.
Um recente estudo buscou examinar se uma intervenção baseada em Gymnema, por 14 dias, poderia reduzir a ingestão de alimentos doces por adultos. Para o estudo foram recrutados 58 adultos saudáveis e separados em grupo controle e grupo de intervenção. A intervenção consistiu em consumir 4 mg de Gymnema sylvestre contendo 75% de ácidos gymnemicos, associado com um suplemento de fibra e vitamina e um guia de alimentação saudável por 14 dias. Os participantes do grupo controle seguiram o mesmo protocolo, substituindo a Gymnema por placebo. Quantidade de barras de chocolate ingeridas e testes sensoriais foram realizados antes e após a intervenção de 14 dias. Questionários de frequência alimentar foram realizados nos dias zero, 15 e após um período de manutenção de 28 dias para examinar quaisquer mudanças na ingestão de alimentos doces.
Os resultados apontam que a administração de Gymnema por 14 dias reduziu o desejo, o prazer e a ingestão de mais alimentos doces. Futuramente, será necessário estudos capazes de responder por quanto tempo o efeito da intervenção de 14 dias persiste.
.
Bibliorafia consultada:
Turner S; et al. The Effect of a 14-Day gymnema sylvestre Intervention to Reduce Sugar Cravings in Adults. Nutrients, 2022.