Peptídeos de colágeno associado a benefícios físicos e mentais em adultos

Peptídeos de colágeno associado a benefícios físicos e mentais em adultos

Os peptídeos de colágeno são conhecidos pelos seus efeitos benéficos na elasticidade e hidratação da pele, bem como na reversão do fotodano da radiação UV. Mais recentemente, um crescente corpo de pesquisa surgiu em apoio ao seu uso na melhoria da dor nas articulações e inflamação. Esses benefícios podem ser resultado do aumento do substrato para a construção de novas fibras de colágeno ou através de cascatas de sinalização, resultando em aumento da renovação do tecido conjuntivo. No entanto, esses mecanismos ainda não foram completamente elucidados. 

Um estudo recente buscou avaliar os efeitos de três doses (0 g/d, 10 g/d e 20 g/d) de suplementação de peptídeos de colágeno por 3, 6 e 9 meses em medidas de dor, função, e resultados relacionados à saúde mental e física em homens e mulheres fisicamente ativos de meia-idade. 

Segundo os autores o uso de peptídeos de colágeno apresenta resultado promissores na melhoria da função física, dor, pontuações de componentes mentais e desempenho físico quando comparado ao placebo. Além disso, as mulheres podem observar melhorias com doses mais elevadas do que os homens, e os praticantes de exercícios com maior frequência podem experimentar maiores benefícios em comparação com os mais sedentários. Foram observados também declínios na qualidade de vida ao longo de 6 meses de suplementação em participantes mais sedentários nos grupos de 10 g/d e placebo, mas os declínios não foram tão grandes nos participantes que tomaram 20 g/d, sugerindo que uma maior dose pode ser necessária para proteger contra declínios na qualidade de vida ao longo do tempo. 

.

Bibliografia consultada:

Kviatkovsky SA; et al. Collagen peptides supplementation improves function, pain, and physical and mental outcomes in active adults. J Int Soc Sports Nutr. 2023

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn