A colite ulcerativa é uma condição inflamatória que afeta a mucosa do cólon ou o reto. É uma doença crônica, difusa e sem cura. Um estudo publicado na Nutrients em dezembro/2023 avaliou os efeitos de um suplemento nutricional padronizado contendo cinco cepas bacterianas de pelo menos cinco bilhões de bactérias contendo Bifidobacterium infantis, Bifidobacterium animalis, Lactobacillus bulgaricus, Lactobacillus helveticus, Enterococcus faecium, L-glutamina e biotina na composição e qualidade corporal de vida dos pacientes com colite ulcerativa.
Noventa e três pacientes com mais de 18 anos de idade com diagnóstico confirmado de colite ulcerativa, para os quais a composição corporal pôde ser determinada com precisão, foram incluídos neste estudo observacional randomizado de acompanhamento. Esses pacientes foram divididos em dois grupos: UC-P (44 pacientes com aconselhamento dietético e suplementação com probióticos) e UC-NP (49 pacientes com aconselhamento dietético, sem suplemento). A composição corporal foi avaliada por meio do aparelho de impedância bioelétrica multifrequencial, e a qualidade de vida relacionada à colite ulcerativa foi avaliada pela aplicação do questionário curto sobre doenças inflamatórias intestinais (SIBDQ).
Os resultados mostraram que o valor médio da massa muscular e do índice sarcopênico aumentaram significativamente e uma grande parte dos pacientes tiveram seus índices sarcopênicos normalizados no Grupo UC-P comparado com grupo UC-NP. Analisando os resultados obtidos, pode-se sugerir que o consumo de probióticos dietéticos associados à L-glutamina e à biotina pode melhorar os parâmetros de composição corporal, o que por sua vez implica um aumento na qualidade de vida global dos pacientes com colite ulcerativa. Ensaios clínicos em maior escala são necessários para validar esta conclusão e otimizar os resultados.
.
Bibliografia consultada:
Pavel FM; et al. Clinical Implications of Dietary Probiotic Supplement (Associated with L-Glutamine and Biotin) in Ulcerative Colitis Patients’ Body Composition and Quality of Life. Nutrients, 2023.