Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A colite ulcerativa é uma condição inflamatória que afeta a mucosa do cólon ou o reto. É uma doença crônica, difusa e sem cura. Um estudo publicado na Nutrients em dezembro/2023 avaliou os efeitos de um suplemento nutricional padronizado contendo cinco cepas bacterianas de pelo menos cinco bilhões de bactérias contendo Bifidobacterium infantisBifidobacterium animalis, Lactobacillus bulgaricus, Lactobacillus helveticusEnterococcus faecium, L-glutamina e biotina na composição e qualidade corporal de vida dos pacientes com colite ulcerativa. 

Noventa e três pacientes com mais de 18 anos de idade com diagnóstico confirmado de colite ulcerativa, para os quais a composição corporal pôde ser determinada com precisão, foram incluídos neste estudo observacional randomizado de acompanhamento. Esses pacientes foram divididos em dois grupos: UC-P (44 pacientes com aconselhamento dietético e suplementação com probióticos) e UC-NP (49 pacientes com aconselhamento dietético, sem suplemento). A composição corporal foi avaliada por meio do aparelho de impedância bioelétrica multifrequencial, e a qualidade de vida relacionada à colite ulcerativa foi avaliada pela aplicação do questionário curto sobre doenças inflamatórias intestinais (SIBDQ). 

Os resultados mostraram que o valor médio da massa muscular e do índice sarcopênico aumentaram significativamente e uma grande parte dos pacientes tiveram seus índices sarcopênicos normalizados no Grupo UC-P comparado com grupo UC-NP. Analisando os resultados obtidos, pode-se sugerir que o consumo de probióticos dietéticos associados à L-glutamina e à biotina pode melhorar os parâmetros de composição corporal, o que por sua vez implica um aumento na qualidade de vida global dos pacientes com colite ulcerativa. Ensaios clínicos em maior escala são necessários para validar esta conclusão e otimizar os resultados.

.

Bibliografia consultada:

Pavel FM; et al. Clinical Implications of Dietary Probiotic Supplement (Associated with L-Glutamine and Biotin) in Ulcerative Colitis Patients’ Body Composition and Quality of Life. Nutrients, 2023.

Related Posts

A canela contém polifenóis que podem melhorar a homeostase da glicose e reduzir as concentrações de ...
Magistral Guide
22 de fevereiro de 2024
Um estudo recente mostrou que 5 anos de suplementação de vitamina D estava associado a uma redução ...
Magistral Guide
20 de fevereiro de 2024
Os cremes vaginais estão presentes nas farmácias de manipulação e são frequentemente prescritos para ...
Magistral Guide
17 de fevereiro de 2024