Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A patogênese da acne vulgar é um processo multifatorial que envolve queratinização anormal, aumento da inflamação, produção de sebo e proliferação folicular de  Cutibacterium acnes (anteriormente Propionibacterium acnes ). Um tratamento combinado de dose fixa que atinja múltiplas vias patogênicas pode fornecer melhor eficácia do que a monoterapia e também pode melhorar a adesão do paciente, reduzindo a complexidade do tratamento.

Uma combinação tópica de três insumos obteve excelentes respostas no tratamento da acne moderada a grave com um forte perfil de segurança. Para o estudo 363 indivíduos com idade igual ou superior a 9 anos acometidos com acne moderada a grave foram designados aleatoriamente para receber tratamento com uma combinação de gel contendo fosfato de clindamicina 1,2%, adapaleno 0,15% e peróxido de benzoíla 3,1% ou um gel veículo para aplicação uma vez ao dia durante 12 semanas. A acne moderada a grave foi definida como tendo 30 a 100 lesões inflamatórias (pápulas, pústulas ou nódulos), 35 a 150 lesões não inflamatórias (comedões abertos ou fechados) e pelo menos dois nódulos.

O sucesso do tratamento foi definido como uma redução de pelo menos dois graus em relação ao valor basal no Índice de Gravidade Global do Avaliador e contagens de lesões claras ou quase limpas nas semanas 2, 4, 8 e 12. Com isso, o sucesso do tratamento ocorreu em 49,6% do grupo tratamento, versus 24,9% do grupo placebo. A adesão geral ao tratamento foi de 93,7%. Os pacientes que trataram a lesão com a combinação de insumos tiveram reduções médias absolutas significativamente maiores em lesões inflamatórias e não inflamatórias desde o início até a semana 12, em comparação com os pacientes do veículo. As alterações nas reduções de lesões entre os grupos de tratamento e de veículo foram significativamente maiores já na semana 4.

Por se tratar de um tratamento simples, de fácil aplicação e com insumos comumente encontrados e recomendados para acne, segundo os autores a combinação de clindamicina, adapaleno e peróxido de benzoíla é uma opção potencial de tratamento para acne.

.

Bibliografia consultada:

Gold LS; et al. Clindamycin phosphate 1.2%/adapalene 0.15%/benzoyl peroxide 3.1% gel for moderate-to-severe acne: Efficacy and safety results from two randomized phase 3 trials. Journal of American Academy os Dermatology, 2023.

Related Posts

Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades ...
Magistral Guide
28 de maio de 2024
O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024