Extrato de açafrão ajuda a proteger o cérebro de exposições químicas

Extrato de açafrão ajuda a proteger o cérebro de exposições químicas

A exposição crônica ao alumínio pode causar uma resposta neuroinflamatória, contribuindo para a doença de Alzheimer, doença de Parkinson e esclerose múltipla, além de desencadear doenças autoimunes e afetar a imunidade. O uso de extrato de açafrão pode ajudar a proteger o cérebro contra uma série de doenças neurodegenerativas, incluindo a neurotoxicidade induzida pelo alumínio causada pela exposição diária a produtos químicos.

O estudo conduzido por cientistas da Índia e Arábia Saudita, testou o efeito neuroprotetor do BCM-95 – uma combinação de extrato de açafrão chamado curcumanoides e óleo essencial de açafrão purificado. Durante o período de 45 dias, o BCM-95 mostrou excelentes resultados na mitigação dos efeitos tóxicos do acúmulo de alumínio no cérebro, ajudando a reduzir o estresse oxidativo, aumentando os antioxidantes no tecido cerebral e melhorando os níveis de glutationa.

.

Bibliografia consultada:

Banji D; Banji OJF; Srinivas K. Neuroprotective Effect of Turmeric Extract in Combination with Its Essential Oil and Enhanced Brain Bioavailability in an Animal Model. BioMed Research International, 2021 

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn