Meta-análise sugere o uso da Vitamina E como tratamento complementar na Diabetes tipo 2

Meta-análise sugere o uso da Vitamina E como tratamento complementar na Diabetes tipo 2

Há evidências de uma associação positiva entre níveis reduzidos de vitamina E e fatores de risco de diabetes mellitus tipo 2, incluindo resistência à insulina e hiperglicemia. Foi proposto então que a vitamina E inibe a oxidação da glicose, que é um passo necessário para a glicosilação de proteínas e produção de hemoglobina A1c (HbA1c). Estudos apontam que uma maior ingestão de alimentos ricos em vitamina E (nozes, sementes, óleo líquido e passas) está associada a um risco reduzido de hiperglicemia e diabetes, melhorando o controle glicêmico em pacientes diabéticos.

Uma recente meta-análise buscou avaliar o efeito da ingestão de vitamina E nos índices glicêmicos e resistência à insulina em adultos com diabetes. No total, foram incluídos 38 ensaios clínicos randomizados com uma amostra total de 2.171 pacientes diabéticos (1.110 nos grupos de vitamina E e 1.061 nos grupos de controle). Os resultados apontam que a ingestão de vitamina E em doses entre 400 e 700 mg/dia, é capaz de reduzir HbA1c, insulina em jejum e HOMA-IR em pacientes diabéticos, particularmente pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2.

Segundo os autores a vitamina E pode ser apresentada como um tratamento complementar junto com os principais tratamentos (ou seja, medicamentos) para pacientes com diabetes tipo 2. No entanto, esta recomendação deve ser feita com cautela para pacientes com diabetes tipo 1 e aqueles com nefropatia e/ou neuropatia diabética, pois apenas alguns estudos estão disponíveis a esse respeito. Mais ensaios clínicos são necessários para avaliar o efeito da suplementação de vitamina E nos parâmetros bioquímicos de pacientes com diabetes tipo 1 e aqueles com nefropatia e/ou neuropatia diabética.

.

Bibliografia consultada:

Asbaghi O; et al. Effect of vitamin E intake on glycemic control and insulin resistance in diabetic patients: an updated systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Nutrition Journal, 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn