Considerando o envelhecimento da população e o aumento do tempo de tela incorporado em nossas vidas diárias, a saúde da visão parece destinada a se tornar uma das principais preocupações dos profissionais de saúde em todo o mundo. Um estudo recente publicado no Journal of Clinical and Translational Ophthalmology sugere que o extrato de Pomegranate (romã) padronizado em 50% punicalaginas α + β e 5% ácido elágico, pode oferecer benefícios anti-inflamatórios para auxiliar na saúde ocular.
No estudo in vitro , os pesquisadores usaram um modelo de epitélio corneano humano reconstituído para testar a modulação da atividade de secreção de citocinas do extrato do fruto da romã. Especificamente, eles avaliaram a viabilidade celular e a inibição da liberação de interleucina-8 (IL-8) em quatro diferentes condições. Os resultados mostraram que o extrato de romã exerceu inibição significativamente maior de IL-8 em comparação com os controles quando a inflamação foi induzida. A porcentagem de viabilidade celular também foi maior para o extrato.
Apesar das punicalaginas α + β e o ácido elágico presentes no Pomegranate exercerem propriedades anti-inflamatórias e antiioxidantes, ainda faltam dados sobre como esses fitoquímicos atuam exatamente na saúde ocular. Mais estudos são necessários para elucidar os benefícios do uso do Pomegranate na saúde ocular.
.
Bibliografia consultada:
Peñalver-Mellado, M.; et al. In Vitro Anti-Inflammatory Potential of Pomegranate Extract (Pomanox®) in a Reconstituted Human Corneal Epithelium Model. JCTO. 2023.