Vários estudos já foram realizados para investigar os efeitos terapêuticos da L-carnitina nos perfis lipídicos, no entanto, os resultados ainda são inconsistentes. Assim, um estudo recente de meta-análise foi conduzido para fornecer dados mais precisos sobre a suplementação com L-carnitina nos perfis lipídicos, incluindo os níveis de triglicerídeos, colesterol, LDL-C e HDL-C.
Os resultados de treze meta-análises indicaram que a suplementação com L-carnitina alterou significativamente o colesterol total e lipoproteína de baixa densidade-colesterol (LDL-C). Houve também aumento nos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-C).
O resultado do estudo sugere que a suplementação com L-carnitina em dosagem superior a 2 g/dia pode melhorar o perfil lipídico podendo ser recomendada como agente anti-hiperlipidêmico adjuvante.
.
Bibliografia consultada:
Musazadeh V; et al. The effect of L-carnitine supplementation on lipid profile in adults: an umbrella meta-analysis on interventional meta-analyses. Frontiers in Nutrition, 2023.