Uso de vitamina D durante a gestação previne asma infantil

Uso de vitamina D durante a gestação previne asma infantil

Embora nosso corpo produza vitamina D a partir da luz solar, grande parte da população sofre com sua deficiência sendo necessário suplementar para manter níveis adequados ao corpo. Diversos estudos tem mostrado que durante a gestação as mulheres devem manter seus níveis de vitamina D adequados, pois uma deficiência pode impactar diretamente no desenvolvimento da criança a curto e a longo prazo.

Dados coletados ao longo de 15 anos indicaram que a suplementação pré-natal com 4400 UI de vitamina D estava associada a um redução de 20% de asma em crianças de 3 anos, quando comparado a mulheres que receberam um multivitamínico contendo apenas 400 UI de vitamina D. Além disso, o estudo também descobriu que a suplementação mais alta de vitamina D levou a uma diminuição nos níveis séricos totais de IgE e melhorou a função pulmonar nas crianças. 

Os autores concluem o trabalho recomendando que mulheres grávidas mantenham bons níveis de vitamina D para prevenir asma na criança, melhorar o desenvolvimento fetal e complicações na gravidez.

.

Bibliografia consultada:

Weiss ST; et al. Prenatal vitamin D supplementation to prevent childhood asthma: 15-year results from the Vitamin D Antenatal Asthma Reduction Trial (VDAART). The journal of allergy and clinical Immunology, 2023

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn