Um resumo de estudo apresentado pela empresa Gnosis by Lesaffre na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia mostrou que a suplementação de vitamina K2 (MK-7) é capaz de proteger e melhorar o desempenho cardiovascular em mulheres com rigidez arterial significativa. A análise post-hoc será publicada em uma revista revisada por pares ainda nesse ano de 2023.
O estrogênio e a progesterona protegem a função cardiovascular nas mulheres. No entanto, após a menopausa, quando estas hormonas começam a diminuir rapidamente, as mulheres ficam mais propensas à hipertensão e à rigidez vascular, bem como ao envelhecimento vascular acelerado, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A vitamina K2 (MK-7) é um cofator para a carboxilação de proteínas dependentes da vitamina K. A proteína Gla da matriz dependente de vitamina K é sintetizada na vasculatura e inibe a calcificação e rigidez vascular.
O ensaio incluiu 166 mulheres, entre 40 e 70 anos, com baixo status K2. As mulheres na pré, peri e pós-menopausa foram subdivididas de acordo com a rigidez arterial.
Os resultados fortalecem as provas de que a vitamina K2 (MK-7) apoia a função cardiovascular saudável em mulheres idosas e pode servir como uma ferramenta barata e de fácil acesso para proteger a saúde do coração. O uso de 180 mcg de vitamina K2 (MK-7) por dia foi suficiente para melhorar as propriedades elásticas do sistema vascular em mulheres na pós-menopausa.
.
Bibliografia consultada:
Disponível em Nutrition Insight. Traduzido e adaptado por Magistral Guide.