Qual a diferença entre desodorante e antitranspirante manipulado?

Qual a diferença entre desodorante e antitranspirante manipulado?

Na Farmácia de Manipulação é possível desenvolver as mais diversas fórmulas e cosméticos exclusivos, feitos individualmente para o paciente. Isso inclui o desenvolvimento de desodorantes e antitranspirantes com as características únicas como cheiro, sem ou com uma quantidade específica de derivados de alumínio, escolha de conservantes e até opções mais naturais. Mas antes de escolher qualquer detalhe da fórmula é importante deixar claro para o paciente a diferença entre um desodorante e antitranspirante, afim de evitar qualquer expectativa errônea do produto.

O antitranspirante, como o nome já diz, atua de forma tal que evita a transpiração. Para isso é necessário adicionar na fórmula substâncias, como por exemplo derivados de alumínio, que evitam a liberação do suor. Em pacientes que sofrem com transpiração excessiva, muitas vezes é solicitado quantidades altas de derivados de alumínio para conter o suor por um tempo prolongado.

Já o desodorante ou desodorizante é um produto cujo objetivo é desodorizar, ou seja eliminar ou mascarar os odores. Sua fórmula, contém principalmente essências e substâncias antimicrobianas que auxiliam para evitar o mau cheiro das axilas. Os desodorantes são muito solicitados por pessoas que não querem usar derivados do alumínio e funcionam muito bem para pessoas que tem pouca transpiração e mau cheiro. Como não há uma ação atitranspirante, geralmente faz-se necessário aplicar o produto nas axilias diversas vezes ao longo do dia. Deve-se deixar muito claro para o paciente que ele não pode esperar o efeito dos antitranspirantes comerciais que já está acostumado a usar.

Sendo assim, quase todo antitranspirante funciona como desodorante mas nem todo desodorante tem ação antitranspirante.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn