Pacientes com artrite reumatóide que tomam vitamina E relatam menos dor e inchaço

Pacientes com artrite reumatóide que tomam vitamina E relatam menos dor e inchaço

Uma recente revisão sistemática e meta-análise buscou avaliar a segurança e eficácia da vitamina E em pacientes com artrite reumatoide. Para o trabalho, os autores selecionaram nove estudos que incluíram um total de 39.845 pacientes com artrite reumatoide. Os ensaios compararam os efeitos da vitamina E com um placebo e outros tratamentos.

Os participantes que receberam vitamina E apresentaram melhora no conforto articular, sensibilidade e inchaço quando comparado aqueles no grupo de controle. Além disso, os valores laboratoriais que incluíam a taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR, uma medida de inflamação) e a vitamina E sérica melhoraram entre os participantes que receberam a vitamina em comparação com os pacientes do grupo controle. A rigidez matinal também melhorou naqueles que receberam vitamina E.

Para os autores, a capacidade da vitamina E em restaurar a barreira intestinal e melhorar o trato gastrointestinal pode estar ligada à prevenção e tratamento da artrite reumatóide. Dessa forma, a vitamina E usada regularmente pode ajudar os indivíduos com artrite reumatóide a reduzir o desconforto, o edema e a rigidez nas articulações, além de melhorar sua qualidade de vida geral.

.

Bibliografia consultada:

Kou H, Qing Z, Guo H, Zhang R, Ma J. Effect of vitamin E supplementation in rheumatoid arthritis: a systematic review and meta-analysis. Eur J Clin Nutr. 2023

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn