Estima-se que cerca de 73,8% dos atletas ingerem cafeína antes ou durante a competição (com uma percentagem maior de atletas de resistência), como uma ferramenta para aumentar o seu treino e desempenho competitivo. Um estudo de revisão sistemática e meta-análise publicado na Nutrients teve como objetivo explorar os efeitos da ingestão aguda de cápsulas de cafeína na força e resistência muscular.
Quatorze estudos preencheram os critérios de inclusão para o estudo. Segundo os dados, a ingestão aguda de cápsulas de cafeína melhorou significativamente a força muscular e a resistência muscular, especialmente no sexo masculino. Análises de subgrupos mostraram que uma dose de cafeína ≥ 6 mg/kg de peso corporal, 45 minutos antes do exercício foram mais eficazes na melhoria da força muscular, principalmente a força dos membros superiores e inferiores.
Dessa forma, os autores concluem que uma ingestão aguda de cápsulas de cafeína é capaz de melhorar significativamente a força muscular e a resistência muscular dos membros superior e inferior em homens.
.
Bibliografia consultada:
Wu, W.; et al. Effects of Acute Ingestion of Caffeine Capsules on Muscle Strength and Muscle Endurance: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients 2024