Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A capsaicina é um ácido homovanílico muito abundante em frutos da espécie Capsicum (pimenta). Há um interesse crescente no uso da capsaicina como alternativa terapêutica para diferentes doenças devido aos seus efeitos farmacológicos em vários sistemas fisiológicos, com ênfase em dor, neurociência, cardiovascular, respiratório, urinário e oncológico.

Especificamente falando no tratamento e prevenção de câncer, a Capsaicina já foi identificada em estudos como eficaz na prevenção de cânceres humanos, como câncer de pulmão, câncer de estômago, câncer de cólon e câncer de mama, induzindo a apoptose e inibindo a proliferação celular de células tumorais. Para quem tem interesse nessa associação do uso da Capsaicina e o câncer, sugerimos a leitura de uma recente revisão sistemática que avaliou duas décadas de pesquisas sobre esse tema em buscas de evidências suficientes para o uso.

De forma resumida, a revisão que avaliou 3.753 publicações, descreve que o potencial da capsaicina em mitigar o câncer tem sido explorado principalmente por seus efeitos quimiopreventivos e mecanismos envolvidos na morte celular, bem como na intervenção na metástase do câncer. O efeito quimiopreventivo da capsaicina está relacionado à sua capacidade de exercer diversos efeitos biológicos, incluindo atividades antimutagênicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, bem como a regulação do ciclo celular. Além disso, a capsaicina demonstrou efeitos citotóxicos, muitas vezes facilitados pela indução da morte celular em diferentes células cancerígenas sob modelos in vitro e in vivo. 

Porém, apesar da capsaicina mostrar atividade contra várias malignidades humanas, a eficácia anticancerígena é atualmente limitada. Isso é atribuído ao efeito pró-carcinogênico, alta hidrofobicidade, baixa afinidade de ligação e meia-vida curta da capsaicina. Contudo, é necessário opções de insumos que possa mitigar essas limitações, como o uso de análogos.

.

Bibliografia consultada:

Adetunji TL; et al. Capsaicin: A Two-Decade Systematic Review of Global Research Output and Recent Advances Against Human Cancer. Front Oncol, 2022

.

Related Posts

A canela contém polifenóis que podem melhorar a homeostase da glicose e reduzir as concentrações de ...
Magistral Guide
22 de fevereiro de 2024
Um estudo recente mostrou que 5 anos de suplementação de vitamina D estava associado a uma redução ...
Magistral Guide
20 de fevereiro de 2024
Os cremes vaginais estão presentes nas farmácias de manipulação e são frequentemente prescritos para ...
Magistral Guide
17 de fevereiro de 2024