Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A interação microbioma hospedeiro-intestinal ganhou muita atenção científica nas últimas duas décadas, impulsionada pelos avanços no sequenciamento de DNA e nas técnicas de cultivo. Evidências mostram que os micro-organismos intestinais desempenham papéis cruciais na homeostase intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e estão associados a indicadores de qualidade de vida. Acredita-se que esses benefícios à saúde estão associados à digestão das fibras alimentares no cólon e à subsequente produção de ácidos graxos de cadeia curta, incluindo acetato, propionato e butirato. 

Coprococcus é um gênero produtor de butirato do filo Firmicutes, e sua abundância está inversamente correlacionada com vários distúrbios neuropsicológicos e neurodegenerativos. Estudos de caso fornecem fortes evidências da diminuição de Coprococcus spp. em indivíduos deprimidos. A espécie Coprococcus eutactus, por exemplo, tem a capacidade única de usar duas vias distintas para a síntese de butirato e descobriu-se que em crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem e em adultos com doença de Parkinson sua quantidade apresenta-se reduzida ou ausente. Por outro lado, o uso de galactooligossacarídeo e ômega-3 tem capacidade de aumentar os níveis de Coprococcus.

Uma recente revisão publicada na Gut Microbiome, descreveu com detalhes todo o potencial de uso desse gênero de bactéria e destaca seu promissor uso para tratamento e prevenção de doenças mentais, como a própria depressão.

.
Bibliografia consultada:

Notting, F., Pirovano, W., Sybesma, W., & Kort, R. The butyrate-producing and spore-forming bacterial genus Coprococcus as a potential biomarker for neurological disorders. Gut Microbiome, 2023.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024