Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Profissionais da saúde frequentemente prescrevem omeprazol, um inibidor da bomba de protóns (IBP), para ajudar a reduzir a acidez quando um paciente apresenta dispepsia ou desconforto estomacal. Apesar de eficiente, estudos apontam que seu uso contínuo pode estar relacionado a aumento o risco de desenvolver alguns tipos de canceres e redução da absorção de importantes nutrientes.

Um novo ensaio duplo-cego, controlado por placebo, comparou a eficácia do omeprazol com a cúrcuma, especiaria comumente usada como antiácido no Sudeste Asiático. Foram 206 participantes com idade média de 49,7 anos, sendo 73,4% deles mulheres, divididos em 3 grupos: grupo 1) 69 pacientes receberam duas cápsulas de 250 mg de curcumina quatro vezes ao dia, juntamente com uma pequena cápsula de placebo; grupo 2) 68 pacientes receberam uma cápsula de 20 mg de omeprazol e duas cápsulas de placebo quatro vezes ao dia; grupo 3) 69 pacientes receberam uma combinação de duas cápsulas de 250 mg de curcumina quatro vezes ao dia, juntamente com uma cápsula de 20 mg de omeprazol.

Embora tanto a curcumina como o omeprazol tenham se mostrado igualmente eficazes na redução da dispepsia, a combinação dos dois não ofereceu nenhum benefício adicional e foi igual a qualquer um dos insumos usados isoladamente.

.

Bibliografia consultada:

Kongkam P; et al. Curcumin and proton pump inhibitors for functional dyspepsia: a randomised, double blind controlled trial. BMJ Journals, 2023

.

Related Posts

Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades ...
Magistral Guide
28 de maio de 2024
O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024