Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Você já recebeu prescrição de metoclopramida em spray nasal? Se ainda não, saiba que essa via é excelente para administrar o medicamento em pacientes com gastroparesia diabética, caracterizada por um retardo no esvaziamento gástrico.

No Brail, comercialmente ainda não temos a metoclopramida nessa forma farmacêutica. Nos EUA, recentemente o Food and Drug Administration (FDA) aprovou essa nova via de administração da metoclopramida com o produto Gimoti da Evoke Pharma.

O sistema de administração fornece 15 mg de metoclopramida em cada spray, que pode ser tomado 30 minutos antes de cada refeição e na hora de dormir por 2-8 semanas, dependendo da resposta sintomática.

A metoclopramida, um antagonista da dopamina-2, está disponível há 4 décadas em formulações orais e injetáveis. Seu uso prolongado aumenta o risco de desenvolver discinesia tardia – um distúrbio grave do movimento, muitas vezes irreversível – que aumenta com a duração do tratamento. Portanto, o uso do medicamento não deve exceder 12 semanas. Outras contra-indicações inclue histórico de discinesia tardia, feocromocitoma, paragangliomas (que liberam catecolaminas) e epilepsia.

Henry Parkman, envolvido em ensaios clínicos que levaram à aprovação do produto, explicou na entrevista com a Evoke que “pacientes com gastroparesia sofrem de sintomas característicos como náusea, dor abdominal, inchaço, saciedade precoce e vômitos que podem ser graves e debilitante. Esses pacientes geralmente apresentam absorção irregular de medicamentos administrados por via oral devido ao atraso no esvaziamento gástrico.”

“Ao contrário dos medicamentos orais, o Gimoti é administrado por via nasal, ignorando a faixa GI doente, permitindo que o medicamento entre diretamente na corrente sanguínea e, portanto, pode fornecer a entrega previsível da terapia”, acrescenta o Dr. Parkman, presidente e diretor do Laboratório de Motilidade Gastroenterológica do Temple University, Filadélfia.

Bibliografia consultada:

Disponível em Mdedge Endocrinology. Traduzido e adaptado por Magistral Guide

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024