Description

Uma meta-análise publicada em 30 de novembro de 2020 na revista Molecules concluiu que a suplementação de resveratrol ajuda a melhorar o controle da glicose e reduz a pressão arterial entre diabéticos tratados com metformina e/ou outros medicamentos redutores de glicose.

“Foi relatado que o resveratrol tem mais efeitos protetores sobre a metformina nas complicações associadas ao diabetes em ambientes pré-clínicos. Isso levou ao início de vários ensaios clínicos randomizados avaliando o impacto do resveratrol em pacientes com diabetes tipo 2 em terapia com metformina ”, escreveram os autores. Assim, a meta-análise teve como objetivo avaliar se o resveratrol melhora os parâmetros metabólicos básicos em pacientes com diabetes tipo 2 em uso de medicação hipoglicêmica.

Para a análise, a equipe selecionou cinco ensaios clínicos randomizados que avaliaram os efeitos do resveratrol no controle da glicose ou função renal entre um total de 388 diabéticos. Enquanto a maioria dos participantes relatou o uso de metformina, outras terapias antidiabéticas incluíram insulina, glibenclamida e sulfonilureia. As doses de resveratrol variaram de 40 mg a 3 g por dia e a duração do ensaio variou de um a seis meses.

Os dados agrupados indicaram que a ingestão de resveratrol foi associada a uma redução na glicose de jejum, insulina e pressão arterial sistólica e diastólica em comparação com o controle. A proteína total, um teste usado para avaliar a função renal, também foi menor entre os participantes que tomaram resveratrol.

“A meta-análise atual é a primeira a explorar e discutir criticamente o impacto do resveratrol em pacientes com diabetes tipo 2 em terapia com metformina”, anunciaram os autores em sua discussão sobre os resultados. Eles observaram que a adição de resveratrol às terapias para diabetes não parece ter interações adversas com os medicamentos para diabéticos e pode ser utilizado conjuntamente.

.

Referências consultadas:

Nyambuya TM, et a. A Meta-Analysis of the Impact of Resveratrol Supplementation on Markers of Renal Function and Blood Pressure in Type 2 Diabetic Patients on Hypoglycemic Therapy. Molecules, 2020

Related Posts

. O trabalhador que manipula produtos que liberam substâncias contaminantes está exposto a riscos de ...
Magistral Guide
19 de abril de 2021
O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer diagnosticado entre as mulheres em todo o mundo. ...
Magistral Guide
15 de abril de 2021
Quando o tratamento não está dando certo é comum que a o paciente jogue a responsabilidade para a ...
Magistral Guide
13 de abril de 2021