Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A Centella asiática, conhecida também como gotu kola tem sido usada há muito tempo por seus efeitos diuréticos, na melhora da microcirculação periférica, como neuroprotetor e também para melhora cognitiva. Pesquisas mostram que duas semanas de tratamento com um extrato de Centella asiática é suficiente para melhorar a cognição e ativação da via de resposta antioxidante endógena.

Com isso, um estudo recente procurou avaliar o resultado quando a Centella asiatica é utilizada por um período prolongado e utilizando animais modelos de doença de Alzheimer. Os resultados mostram que após 3 meses de tratamento os animais apresentaram considerável melhora na memória espacial e contextual, bem como na função executiva. Esta melhora foi acompanhada por um aumento da função antioxidante e uma diminuição na placa beta amiloide, em relação aos animais não tratados.

Esses resultados sugerem que a exposição prolongada do extrato de Centella asiatica pode ser benéfica no tratamento de doença de Alzheimer e que esses efeitos provavelmente envolvem a ativação de NRF2 (fator nuclear derivado de eritróide 2 – via conhecida pelo aumento da defesa antioxidante do corpo).

.

Bibliografia consultada:

Zweig JA; et al. Prolonged Treatment with Centella asiatica Improves Memory, Reduces Amyloid-β Pathology, and Activates NRF2-Regulated Antioxidant Response Pathway in 5xFAD Mice. Journal of Alzheimer’s Disease, 2021

Related Posts

A canela contém polifenóis que podem melhorar a homeostase da glicose e reduzir as concentrações de ...
Magistral Guide
22 de fevereiro de 2024
Um estudo recente mostrou que 5 anos de suplementação de vitamina D estava associado a uma redução ...
Magistral Guide
20 de fevereiro de 2024
Os cremes vaginais estão presentes nas farmácias de manipulação e são frequentemente prescritos para ...
Magistral Guide
17 de fevereiro de 2024