Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Withania somnifera, também conhecida como ‘Ashwagandha’ em sânscrito e como ‘ginseng indiano’ em Ayurveda, é uma planta medicinal muito popular da família Solanaceae e usada na medicina tradicional há mais de 2.500 anos. Esse fitoterápico tem sido objeto de extensas pesquisas sobre suas atividades farmacológicas, mas apenas algumas foram validadas. Em modelos animais, a Withania somnifera demonstrou atividades antimicrobianas, antitumorais, antiestresse, neuroprotetoras, cardioprotetoras e antidiabéticas. Além disso, a administração parece melhorar o tratamento da fertilidade masculina e auxiliar na regulação dos níveis de hormônio tireoidiano em indivíduos com hipotireoidismo subclínico, podendo oferecer benefícios neurológicos, como promoção cognitiva. Enquanto isso, estudos in vitro mostraram a base molecular para sua atividade antioxidante e antiinflamatória. Contudo, todas estas bioatividades necessitam de validação in vivo e o seu mecanismo de ação requer estudos adicionais.

Uma recente publicação teve como objetivo fornecer uma revisão sistemática detalhada e abrangente que enfoca a eficácia da Withania somnifera na redução dos níveis de cortisol em seres humanos estressados. Dos 4.788 artigos identificados em banco de dados, apenas 9 estudos atenderam aos critérios de seleção. Os estudos selecionados variaram em termos de desenho, resultados, formulações, dosagens e duração do tratamento (30 a 112 dias) e envolveram indivíduos com graus variados de estresse. 

A suplementação de Withania somnifera diminui a secreção de cortisol sem efeitos adversos significativos. No entanto, nenhum dos estudos avaliou o impacto potencial da redução do cortisol na função adrenal e nos efeitos a longo prazo. Contudo, a suplementação a curto prazo com Withania somnifera parece ter um efeito redutor do estresse em indivíduos estressados, porém seus efeitos a longo prazo ainda não são totalmente compreendidos.

.

Bibliografia consultada:

Porta MD; Maier JA; Cazzola R. Effects of Withania somnifera on Cortisol Levels in Stressed Human Subjects: A Systematic Review. Nutrients, 2023.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024