Já dizia o velho ditado popular “diga com quem tu andas que eu direi quem tu és”. Ou dentro de um contexto sobre sedentarismo poderíamos dizer: diga com que tu andas que eu direi o quão sedentário você é.
Um estudo publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity buscou verificar se esse ditado popular é verdadeiro, analisando o quanto a amizade dos jovens pode influenciar na sua atividade física.
O estudo de revisão selecionou 13 artigos publicados em bases científicas que avaliaram a associação entre redes de amizade e atividade física ou sedentarismo.
No geral, níveis mais altos de atividade física entre amigos estão associados a níveis mais altos de atividade física do indivíduo. Esse comportamento evidencia que o sedentário muda para refletir o nível de atividade dos amgos. O estudo também mostrou que os meninos tendem a ser mais influenciados por sua rede de amizades do que as meninas.
O estudo confirma o quanto podemos ser influenciados por comportamentos de amigos, principalmente na faixa etária mais jovem, alertando para intervenções no qual seja possível aumentar a prática de atividade física dentro de um grupo.
.
Bibliografia consultada:
Sawka KJ; et. al. Friendship networks and physical activity and sedentary behavior among youth: a systematized review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 2013