A deficiência de vitamina B12 prejudica o desenvolvimento de crianças

A deficiência de vitamina B12 prejudica o desenvolvimento de crianças

A deficiência de vitamina B12 é um dos problemas mais negligenciados quando se trata de desnutrição. A falta de vitamina B12 não apenas leva à anemia, mas também pode danificar o sistema nervoso. E principalmente para bebês, a vitamina B12 é crucial para o desenvolvimento do cérebro.

Em um estudo publicado na Plos Medicine, mais de 1.000 crianças com desnutrição aguda e idades entre 6-23 meses participaram do estudo. Os níveis de B12 das crianças foram medidos antes e depois de três meses de administração diária de vitamina B12. 

Durante o período em que as crianças receberam ajuda alimentar, seus níveis de B12 aumentaram, antes de diminuir consideravelmente quando o programa foi suspenso. Mesmo após três meses, um terço das crianças continuou com níveis baixos ou marginais de B12. Segundo os autores a explicação é que o intestino de uma criança só pode absorver 1 micrograma de B12 por refeição. Então, se uma criança está com falta de 500 microgramas, levará muito mais tempo do que as poucas semanas de intervenção do estudo.

Prevenir a deficiência de B12 seria a melhor ação. Como o corpo não pode produzir B12 por conta própria, é necessário fornecê-la por meio de produtos de origem animal ou suplementos. No entanto, em muitos países de baixa renda, o acesso a alimentos de origem animal é difícil para a população em geral, outro fato a se considerar é o aumento de pessoas que por algum motivo não ingerem alimentos de origem animal e não fazem suplementação da vitamina B12.

Ressalta-se que a deficiência de vitamina B12 pode ser transmitida de mãe para filho. Se uma mãe é deficiente em B12, seu filho nascerá com deficiência de B12 também, mesmo antes de receber leite materno com muito pouca B12.

.

Bibliografia consultada:

Friis H; et al. Serum cobalamin in children with moderate acute malnutrition in Burkina Faso: Secondary analysis of a randomized trial. PLOS Medicine, 2022

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn