Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A saúde óssea é extremamente importante para a saúde geral e a qualidade de vida e depende do equilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea. O baixo valor da densidade mineral óssea é um indicador de osteoporose ou fratura e um dos principais problemas de saúde pública.

Sabe-se que composição perturbada da microbiota intestinal contribui para muitas doenças crônicas humanas, como obesidade, doenças metabólicas, desnutrição, distúrbios neurológicos, doenças cardiovasculares e câncer. A massa óssea e a qualidade óssea também são afetadas pela microbiota intestinal e diversos estudos tem concentrado seus esforços mostrando que a suplementação com probióticos pode melhorá-las. Alguns desses estudos tem apresentado resultados promissores, outros porém mostram resultados conflitantes e até mesmo nenhum efeito. Devido a essas controvérsias, um recente trabalho de revisão sistemática e meta-análise publicado no Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, buscou reunir os estudos sobre o tema elucidado melhor essa relação entre a microbiota intestinal e a saúde óssea.

Dos 44 ​ensaios clínicos selecionados para o estudo, foi possível verificar que o consumo de probióticos afeta os parâmetros de saúde óssea, como níveis de cálcio sérico, cálcio urinário e paratormônio. Na maioria dos estudos, espécies de Lactobacillus como L. helveticus, L. reuteri e L. casei foram consumidos e mulheres com 50 anos ou mais foram avaliadas. A densidade mineral óssea espinhal e total do quadril não foi afetada significativamente pelo consumo de probióticos. 

Por outro lado, em 37 experimentos com animais, a alimentação probiótica ou simbiótica teve efeitos sobre os parâmetros de saúde óssea. Algumas cepas de Bifidobacterium e Lactobacillus, incluindo L. reuteri, L. casei, L. paracasei, L. bulgaricus e L. acidophilus foram as que apresentaram melhores resultados.

Em conclusão, esta revisão sistemática e meta-análise indica que a suplementação de probióticos pode melhorar a saúde óssea. Mais estudos são necessários para decidir sobre as melhores espécies de probióticos e dosagens adequadas.

.

Bibliografia consultada:

Malmir H; et al. Probiotics as a New Regulator for Bone Health: A Systematic Review and Meta-Analysis. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2021 .

Related Posts

Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades ...
Magistral Guide
28 de maio de 2024
O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024