Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Uma meta-análise publicada na Nutrients buscou avaliar a dose-resposta do efeito do resveratrol no perfil lipidico sanguineo. No total, 17 artigos foram avaliados para determinar a relação da ingestão do resveratrol nos níveis de coleterol total, HDL-C, LDL-C e triglicerideos.

Os autores observaram que a suplementação reduziu significativamente os níveis de colesterol total, LDL-C e triglicerideos, mas o HDL-C permaneceu inalterado. A duração teve um grande impacto nas reduções de colesterol e a dose implicou diretamente os valores de LDL-C. No entanto, a redução de triglicerideos não foi afetada nem pelo tempo de tratamento, nem pela dose de resveratrol.

A análise dose-resposta encontrou uma relação não linear entre a dose de resveratrol e os níveis de LDL-C, o que sugere que o efeito do resveratrol é dependente da dose de intervenção. Assim, doses mais elevadas (≥500 mg/d) foram capazes de aumentar o LDL-C, peso corporal e IMC. Em contrapartida, o efeito cardioprotetor e redução de parâmetros lipidicos (principalmente LDL-C) foram mais evidenciados em doses menores (5 mg/dia).

.

Bibliografia consultada:

Cao X; et al. The Effect of Resveratrol on Blood Lipid Profile: A Dose-Response Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutrients, 2022.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024