Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Sabendo que o resveratrol, um polifenol encontrado em uvas, apresenta pronunciado efeito imunomodulador e anti-inflamatório em modelos animais de úlcera de colite, pesquisadores da Universidade de Ciência de Tóquio decidiram investigar outros compostos estruturalmente semelhantes ao resveratrol para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais. O estudo publicado em setembro desse ano (2020) na The FASEB Journal concluiu que o pterostilbeno é um forte candidato para o tratamento dessa patologia, com uma notável propriedade imunossupressora.

Em pacientes com doença inflamatória intestinal, o revestimento do trato gastrointestinal contém úlceras de longa duração causadas por inflamação crônica devido a uma elevada resposta imunológica no corpo. Isso envolve a produção excessiva de moléculas relacionadas ao sistema imunológico chamadas citocinas. Além disso, dois tipos de células imunológicas – células dendríticas e células T – também estão envolvidas. No início de uma resposta imunológica, as células dendríticas produzem citocinas inflamatórias e ativam as células T para iniciar uma resposta de defesa. Esses processos juntos formam uma via complexa que resulta em uma resposta hiperimune.

No estudo, Dr. Yashiro e colegas examinaram os efeitos de vários compostos derivados de plantas na proliferação de células T mediada por células dendríticas. O pterostilbeno mostrou atividade imunossupressora mais forte do que os outros compostos candidatos. Os pesquisadores descobriram que o tratamento com pterostilbeno impede que as células T se diferenciem em Th1 e Th17 (subtipos de células T que elevam a resposta imunológica), enquanto aumenta sua diferenciação em células T reguladoras (outro subtipo conhecido por inibir a inflamação). Quando testaram o pterostilbeno em camundongos com doença inflamatória intestinal, foi observado que a ingestão oral do composto melhorou os sintomas da doença. Em conclusão, o estudo alega que o pterostilbeno tem uma forte propriedade imunossupressora, abrindo caminho para um novo tratamento natural na doença inflamatória intestinal.

.

Bibliografia consultada:

Takuya Yashiro et al. Pterostilbene reduces colonic inflammation by suppressing dendritic cell activation and promoting regulatory T cell development. The FASEB Journal, 2020.

Disponível em Sci-news. Traduzido e adaptado por Magistral Guide

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024