Os carboidratos são combustíveis importantes para o desempenho durante exercícios de intensidade moderada e alta; no entanto, a ingestão de carboidratos pode causar distúrbios gastrointestinais, consequentemente afetando de forma negativa o desempenho nos exercícios.
Um método alternativo para utilizar carboidratos durante o exercício é com o uso de enxaguante oral. Pesquisas anteriores indicam que um enxaguante de maltodextrina na concentração de 6 a 6,4% utilizado durante exercícios de intensidade moderada a alta, com um intervalo de tempo variando de 30 a 75 minutos pode apresentar melhorias no exercício. Porém há também pesquisas que apontam que o uso de carboidratos como enxaguante não passa de um efeito placebo.
Afim de elucidar melhor esse tema, pesquisadores Australianos realizam uma revisão sistemática e meta-análise sobre o uso de enxaguantes bucais com maltodextrina. Para isso, 34 artigos foram incluídos na análise de dados.
Segundo os autores, o uso de enxaguante oral com carboidratos apresenta um resultado pequeno mas é capaz de melhorar o desempenho do exercício em comparação com um placebo. E, apesar dos dados serem conflitantes, acredita-se que os melhores resultados possam ser vistos com soluções enxaguantes na concentração de 6 e 6,5% por um período de 10 segundos.
.
Bibliografia consultada:
Hartley C; et al. Maltodextrin-Based Carbohydrate Oral Rinsing and Exercise Performance: Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Medicine, 2022.