Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A obesidade e a resistência à insulina constituem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Diversos polifenóis estão sendo estudados pelo seu efeito protetore contra lesões neurais degeneração. Um recente estudo investigou o efeito da ingestão de açaí (Euterpe oleracea) na prevenção da perda de memória e comprometimento cognitivo resultante de uma dieta rica em gordura em camundongos.

A obesidade e a resistência à insulina foram induzidas com uma dieta rica em gordura e suplementada com 2% de açaí. O consumo de açaí por 70 dias melhorou a sensibilidade periférica à insulina e a fosforilação de AKT/GSK3-β em áreas do hipocampo nos camundongos. Além disso, os animais apresentaram melhor desempenho no teste de reconhecimento de novos objetos em comparação ao grupo controle. A atividade da catalase e os valores reduzidos de glutationa foram melhorados nos camundongos tratados.

Os autores sugerem que a suplementação de açaí pode atenuar os efeitos do consumo de dieta hiperlipídica na resistência periférica à insulina e melhorar o comportamento cognitivo.

.

Bibliografia consultada:

Santos NM; et al. Açai pulp improves cognition and insulin sensitivity in obese mice. Nutritional Neuroscience, 2023.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024