A asma é uma condição pulmonar em que as vias aéreas se estreitam e incham devido à inflamação crônica. Os sintomas da asma incluem dificuldade para respirar, respiração ofegante, tosse e aperto no peito. No entanto, os pacientes geralmente não apresentam sintomas entre os episódios agudos. O pomegranate (romã) tem propriedades antioxidantes e moduladoras da inflamação que podem ajudar a explicar seus benefícios nessa condição.
Em um ensaio clínico publicado na Frontiers in Pharmacology , pessoas com asma alérgica que usaram extrato de Pomegranate por oito semanas melhoraram os padrões respiratórios e reduziram a limitação das atividades devido aos sintomas da asma em comparação com um grupo placebo. O estudo é o primeiro a avaliar o impacto do extrato de Pomegranate em humanos com asma alérgica.
O estudo incluiu 64 homens e mulheres com asma alérgica que receberam 250 mg de extrato de Pomegranate ou um placebo duas vezes por dia durante oito semanas. No início e no final do estudo, os sintomas de asma foram avaliados e amostras de sangue foram analisadas para contagem de glóbulos brancos.
No final do estudo, houve diminuição de dois tipos de glóbulos brancos associados à asma, eosinófilos e neutrófilos, em comparação com as medições obtidas no início do ensaio. A falta de ar diurna e noturna e a limitação da atividade devido aos sintomas de asma melhoraram entre o grupo que recebeu extrato de Pomegranate em comparação com o grupo placebo.
.
Bibliografia consultada:
Hosseini SA; et al. Does pomegranate extract supplementation improve the clinical symptoms of patients with allergic asthma? A double-blind, randomized, placebo-controlled trial. Frontiers in Pharmacology, 2023.