Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

As catequinas são flavonoides encontrados nas folhas do chá verde ou green tea (Camellia sinensis). Algumas dessas catequinas, como o galato de epigalocatequina (EGCG), ganha destaque pelo seu efeito antiviral, inibindo a replicação do vírus influenza in vitro. O EGCG atua em uma proteína de membrana viral no estágio inicial da infecção, inibindo a adsorção, penetração e fusão de membrana. Assim o EGCG atua formando uma barreira protetora na faringe e evitando a propagação do vírus.

Estima-se que o consumo de cápsulas de catequina seja capaz de reduzir a incidência dos sintomas gripais em 32,1%. Além disso, os efeitos parecem ter uma relação dose dependente entre a quantidade diária total de catequinas consumidas e os efeitos preventivos contra a infecção.

Através dos resultados da meta-análise que avaliou seis ensaios clínicos randomizados e quatro estudos de coorte prospectivos (n  = 3748) os autores puderam demonstrar que tanto o gargarejo do chá verde quanto o uso oral do fitoterápico rico em catequinas tem efeitos preventivos contra a infecções respiratórias, especialmente aquelas ocasionada pelo vírus influenza. 

.

Bibliografia consultada:

Umeda M; et al. Preventive effects of tea and tea catechins against influenza and acute upper respiratory tract infections: a systematic review and meta-analysis. European Journal of Nutrition, 2021.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024