Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Dietas ricas em sódio aumentam o risco de pressão alta e doenças cardiovasculares (DCV). Por outro lado, uma dieta rica em potássio está associada com menor pressão arterial e menor risco de DCV. Porém, não se sabe se esses benefícios do potássio diferem entre homens e mulheres e se dependem da ingestão diária de sódio.

Um estudo da Holanda, publicado no European Heart Journal, elucidou melhor essas questões e descobriu que as mulheres podem combater os efeitos do sódio comendo uma dieta rica em potássio, diminuindo potencialmente o risco de DCV. Mas para os homens o resultado não foi tão significativo.

A análise foi realizada com 11.267 homens e 13.696 mulheres da coorte EPIC-Norfolk no Reino Unido. A excreção de sódio e potássio em relação a ingestão, de um período de 24 horas, foi estimada a partir da concentração de sódio e potássio em amostras de urina.

Avaliando os dados os pesquisadores observaram que em mulheres, mas não em homens, havia uma correlação negativa entre a ingestão de potássio e a pressão arterial sistólica – à medida que a ingestão aumentava, a PAS diminuía. O efeito foi maior naquelas mulheres que tiveram a maior ingestão de sódio. Cada aumento de 1 grama no potássio diário foi associado a redução da pressão arterial sistólica em 2,4 milímetros de mercúrio (mm/Hg).

Tanto em homens quanto em mulheres, uma maior ingestão de potássio foi associada a um menor risco de eventos cardiovasculares, mas a taxa de risco associada a uma maior ingestão de potássio foi menor em mulheres do que em homens.

Assim, a associação entre ingestão de potássio, pressão arterial sistólica e eventos cardiovasculares é específica do sexo. Os dados sugerem que as mulheres com alto consumo de sódio, em particular, se beneficiam mais de um alto consumo de potássio em relação à pressão arterial sistólica.

.

Bibliografia consultada:

Wouda RD; et al. Associações específicas do sexo entre ingestão de potássio, pressão arterial e desfechos cardiovasculares: o estudo EPIC-Norfolk. European Heart Journal, 2022.

Related Posts

Dietas ricas em proteínas, como a dieta paleo, estão ganhando popularidade. E embora a dieta ...
Magistral Guide
29 de fevereiro de 2024
Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato ...
Magistral Guide
27 de fevereiro de 2024
Pacientes com intolerância à lactose geralmente são aconselhados a evitar leite. No entanto, muitos ...
Magistral Guide
27 de fevereiro de 2024