Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Comportamentos agressivos excessivos em crianças e adolescentes prejudicam muitos aspectos da vida, incluindo atividades familiares, sociais e acadêmicas. Agentes neuroquímicos, como serotonina, dopamina, oxitocina, GABA e cortisol, podem afetar comportamentos agressivos modulando o desenvolvimento e o funcionamento neuronal.

O desenvolvimento saudável do sistema nervoso é necessário para a regulação adaptativa da agressão, que por sua vez depende do estado nutricional do corpo. Portanto, a ingestão adequada de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) é vital para o ótimo desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso. Em uma atual revisão sistemática, os cientistas analisaram as evidências disponíveis sobre o papel dos suplementos nutricionais no controle de comportamentos agressivos em crianças e adolescentes.

Os autores selecionaram 22 estudos cujo foco principal era o efeito de suplementos nutricionais no controle de comportamentos violentos ou heteroagressivos em indivíduos com menos de 18 anos de idade. Suplementos nutricionais foram definidos como quaisquer produtos manufaturados contendo micronutrientes, macronutrientes ou uma combinação de ambos.

Sete estudos relataram os efeitos benéficos da suplementação nutricional em comportamentos agressivos de crianças e adolescentes (foram avaliados vitaminas, minerais, ácidos graxos ômega-3 ou uma combinação desses). Oito estudos não relataram benefícios significativos da suplementação nutricional na heteroagressão (foram avaliados ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos essenciais, vitamina D ou L-triptofano). Efeitos mistos de suplementação nutricional foram relatados por sete estudos, utilizando vitamina B6, ácidos graxos e vitaminas, ácidos graxos ômega-3 ou carnitina.

Os resultados gerais sugerem que pode haver um papel para suplementos vitamínicos e minerais de ampla gama no tratamento da heteroagressão em jovens e crianças, enquanto a evidência para suplementos de um único nutriente é bastante ambígua. Mais estudos são necessários para elucidar essa associação.

.

Bibliografia.

Qamar R; et al. Nutritional supplementation in the management of childhood/youth aggression: A systematic review. Aggression and Violent Behavior, 2023.

Related Posts

A canela contém polifenóis que podem melhorar a homeostase da glicose e reduzir as concentrações de ...
Magistral Guide
22 de fevereiro de 2024
Um estudo recente mostrou que 5 anos de suplementação de vitamina D estava associado a uma redução ...
Magistral Guide
20 de fevereiro de 2024
Os cremes vaginais estão presentes nas farmácias de manipulação e são frequentemente prescritos para ...
Magistral Guide
17 de fevereiro de 2024