Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Estima-se que aproximadamente 17–20% dos casais têm dificuldade em engravidar após um ano de relações sexuais regulares desprotegidas. A infertilidade afeta aproximadamente 48 milhões de casais e cerca de 186 milhões de indivíduos em todo o mundo. O sistema reprodutor masculino é particularmente vulnerável ao estresse oxidativo, principalmente devido à presença abundante de ácidos graxos poliinsaturados nas membranas dos espermatozoides e especialmente aos mecanismos de defesa antioxidante relativamente limitados nos testículos.  A literatura científica apoia fortemente a ligação entre a infertilidade masculina e o stress oxidativo, que tem uma influência considerável na função espermática e na fertilidade.

Um estudo clínico buscou avaliar os benefícios do uso de uma formulação contendo insumos declarados em literatura como antioxidantes e com evidências em literatura apoiando seu uso na melhora da qualidade do esperma e taxa de fecundação. A fórmula continha L-carnitina 220 mg, L-arginina 125 mg, Vitamina E 60 mg, L-glutationa 40 mg, zinco 20 mg, coenzima Q10 7,5 mg, ácido fólico 0,4 mg e selênio 0,03 mg. Um total de 263 pacientes foram incluídos no estudo e divididos aleatoriamente em dois grupos. Um deles recebeu o tratamento antioxidante e o outro recebeu o placebo. 

Após 3 meses cada participante foi submetido a teste hormonal, teste infeccioso, espermograma, ensaio TUNEL para fragmentação do DNA espermático, coloração com azul de toluidina para descondensação do DNA espermático e um procedimento de fertilização in vitro/ICSI. Os resultados foram avaliados antes e após o tratamento antioxidante. 

O resultado do estudo revelou uma diminuição significativa no índice de fragmentação do DNA e um aumento significativo na motilidade espermática após 3 meses de tratamento. Além disso, foi observada uma melhora significativa na taxa clínica de gravidez e na taxa de natalidade. Não foram observadas alterações significativas nos parâmetros espermáticos convencionais (volume, contagem e vitalidade) ou na descondensação do DNA do esperma. Dessa forma, o estudo pode concluir que a terapia antioxidante em homens tem um impacto benéfico na gravidez, seja através da concepção espontânea ou de procedimentos de reprodução assistida.

.

Bibliografia consultada:

Lahimer M; et al. Effect of Micronutrients and L-Carnitine as Antioxidant on Sperm Parameters, Genome Integrity, and ICSI Outcomes: Randomized, Double-Blind, and Placebo-Controlled Clinical Trial. Antioxidants, 2023

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024