Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Apesar do claro benefício do uso de cálcio (e vitamina D) para a saúde óssea alguns estudos já acenderam um alerta entre a relação do uso excessivo de cálcio com aumento de efeitos adversos cardiovasculares significativos. As placas formadas nas artérias são compostas principalmente por cálcio e supõe-se que o aumento dos níveis sanguíneos de cálcio após ingestão do suplemento pode estar diretamente relacionado ao desenvolvimento das placas.

Uma recente meta-análise publicada na revista Heart, Lung and Circulation foi conduzida para determinar a diferença nos riscos associados da suplementação de cálcio com doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral em ensaios clínicos randomizados (ECRs). Doze ECRs foram incluídos na meta-análise totalizando 87899 pacientes que ingeriram dose entre 500 a 2000 mg por dia de cálcio, em diferentes formas como carbonato de cálcio, citrato de cálcio, gluconolactato de cálcio e fosfato tricálcico.

A suplementação de cálcio não foi associada a infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral total, admissão por insuficiência cardíaca e mortalidade cardiovascular/por todas as causas. Porém, mais estudos são necessários para examinar e compreender essas associações.


Bibliografia consultada:

Sim MG; et al. Association Between Calcium Supplementation and the Risk of Cardiovascular Disease and Stroke: A Systematic Review and Meta-Analysis. Heart, Lung and Circulation, 2023.

Related Posts

O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024