Uso de Chlorella aumenta desempenho no ciclismo

Uso de Chlorella aumenta desempenho no ciclismo

Há relatos em literatura que roedores que se exercitam, o uso de chlorella pode aumentar a expressão de transportadores de monocarboxilato (MCT) e aumentar os tempos máximos de natação. Os MCTs desempenham um papel importante na facilitação do transporte de lactato e, portanto, do metabolismo. No entanto, atualmente não se sabe se a chlorella pode induzir resultados positivos semelhantes no metabolismo do lactato em humanos. O metabolismo eficiente do lactato é especialmente importante para o ciclismo, pois é comum que as corridas incluam seções de subida e finais de sprint intermitentes, onde o pré-requisito é produzir esforço de alta intensidade com a capacidade de usar breves períodos de recuperação para amortecer o lactato e quaisquer subprodutos deletérios associados à fadiga.

Com isso, um estudo recente buscou investigar os efeitos da suplementação de 6 g/dia de chlorella ou placebo por 21 dias na resistência submáxima, desempenho em contra-relógio, limiar de lactato e índices de potência durante um teste de desempenho de sprint repetido por quatorze ciclistas treinados do sexo masculino.

Após a suplementação de chlorella, o lactato médio e a frequência cardíaca foram significativamente menores durante os testes de resistência submáxima (1,68 ± 0,50 mmol/L vs. 1,91 ± 0,65 mmol/L e 138 ± 11b . min −1 vs. 144 ± 10b.min −1 ). Potência média e potência de pico foram significativamente maiores durante sessões de sprint repetidas (9,5 ± 0,7 W/kg vs. 9,0 ± 0,7 W/kg e 12,0 ± 1,2 W /kg vs. 11,4 ± 1,4 W/kg). A hemoglobina aumentou significativamente (149,1 ± 10,3 g/L) em comparação com o placebo (143,4 ± 8,7 g/L). 

Segundo os autores, a chlorella pode representar um suplemento adicional a ser considerado pelos ciclistas, principalmente para os ciclistas que desejam melhorar seu sprint.

.

Bibliografia consultada:

Gurney T; Brouner J; Spendiff O. The Efficacy of Chlorella Supplementation on Multiple Indices of Cycling Performance. Journal od Dietary Supplements, 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn