Recentemente a Rhodiola rosea tem recebido atenção como suplemento devido ao seu potencial efeito repositor energético, ajudando assim a melhorar o desempenho físico. O uso do extrato Rhodiola rosea por atletas profissionais aumenta o desempenho físico e a resistência, além de estimular processos anabólicos nos músculos esqueléticos.
Uma revisão sistemática publicada na revista Frontiers in Nutrition buscou avaliar se o uso de Rhodiola rosea teria a capacidade de melhorar o desempenho dos atletas nos exercícios. Um total de 10 artigos foram revisados. A maioria dos estudos relatou que a suplementação de Rhodiola rosea tem um efeito positivo na capacidade atlética e no desempenho esportivo, e nenhuma reação adversa foi relatada. Os indivíduos que tomaram Rhodiola mostraram uma redução na dor e nos danos musculares após o treinamento físico. Houve também melhora no poder explosivo atlético e aumento da capacidade antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo.
Assim, a Rhodiola rosea parece atuar como uma suplementação segura e eficaz para esportes e exercícios sem nenhuma reação adversa óbvia relatada.
.
Bibliografia consultada:
Lu Y; et al. Effects of Rhodiola Rosea Supplementation on Exercise and Sport: A Systematic Review. Frontiers in Nutrition, 2022.