Manter a boa forma física desde a meia idade é importante para uma expectativa de vida saudável. Embora a administração de taurina melhore a resistência e a força muscular, o mecanismo envolvido ainda permanece incerto. Um recente estudo buscou investigar a relação da ingestão de taurina com mudanças de condicionamento físico em pacientes de meia idade.
Os participantes eram homens e mulheres com idade maior ou igual a 40 anos que participaram de uma pesquisa de registros dietéticos por um período de cerca de 8 anos. A ingestão média diária estimada de taurina 145,6 mg/dia no início do estudo. Ao examinar a associação com os quatro parâmetros de aptidão física, a maior ingestão de taurina aumentou positivamente a mudança na força muscular de extensão do joelho e reduziu o declínio da força muscular de extensão do joelho na análise de subgrupo de participantes com idade ≥65 anos.
Com esses resultados estima-se que a ingestão de taurina possa contribuir potencialmente para a manutenção da força muscular de extensão do joelho entre indivíduos de meia-idade e mais velhos.
.
Bibliografia consultada:
Domoto T; et al. Association of taurine intake with changes in physical fitness among community-dwelling middle-aged and older Japanese adults: an 8-year longitudinal study. Frontiers in Nutrition, 2024.